A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu na manhã desta quarta-feira (23), um ex-padre, de 76 anos, acusado de praticar abusos sexuais contra dezenas de crianças e adolescentes. A prisão do suspeito ocorreu em Juatuba/MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, onde ele residia. O ex-líder religioso, que é natural de São Gotardo/MG, atuava como padre na capital mineira, antes de ser afastado pela Arquidiocese de Belo Horizonte em 2021, após denúncias de crimes sexuais.
Conforme apurado pela TV KZ, o ex-padre foi removido de suas funções pastorais em 18 de novembro de 2021, quando a Comissão Arquidiocesana para a Proteção de Crianças, Adolescentes e Vulneráveis iniciou um processo de apuração interna em paralelo às investigações judiciais. Desde então, segundo a Arquidiocese, ele não exercia mais atividades religiosas, aguardando o desfecho das investigações.
A prisão, realizada pela PCMG, será detalhada em uma coletiva de imprensa prevista para a tarde desta quarta-feira, conduzida pelo delegado Bruno Henrique de Deus, responsável pelas investigações.
De acordo com informações do G1, o ex-padre foi denunciado por diversos abusos contra crianças de 3 a 11 anos, ocorridos entre 1999 e 2001. No entanto, a denúncia que teria levado à abertura do inquérito policial em 2021 estaria relacionada a um caso mais recente, de 2016, quando a mãe de uma menina relatou abusos durante uma excursão para um sítio no município de Tiros/MG.
No decorrer da ação, um suspeito foi preso pelos crimes de receptação e posse ilegal de arma de fogo.
Paciente foi reanimado com uso de desfibrilador e levado com vida para a UPA da cidade.
Durante a abordagem, um dos homens tentou se desfazer da droga, disse a polícia.